Txai Consultoria e Educação

Responsabilidade Social é uma postura, uma maneira de se colocar no mundo, um jeito de ser e de realizar as atividades de forma a contribuir para uma organização sustentável num mundo mais sustentável.

Nosso lema não poderia ser outro: a sustentabilidade mora na qualidade das relações.

Um jeito de ser Txai

Atividades em consultoria
O papel da consultoria é trazer referências, compartilhar visões, valores e posicionamentos, numa assessoria que, por meio dos seus interlocutores, desenvolva na própria empresa as competências para que realizem por conta própria a continuidade do que foi construído, fortalecido, revisto ou apoiado.

Para acelerar o processo de disseminação de novos princípios e práticas nas organizações, a Txai defende, sempre que possível, a criação de comitês ou grupos de trabalho com profissionais de diferentes áreas. É com ele que a Txai interage e encontra suas melhores possibilidades de sucesso, além do apoio direto à coordenação das ações.

É um processo de construção coletiva no qual o consultor é um educador na busca conjunta de soluções factíveis e exeqüíveis, jamais trazendo pacotes prontos e artificiais, de difícil assimilação pelas pessoas e pelas áreas da organização.

A relação é de confiança, de troca, de empoderamento dos interlocutores, enfim, de amizade e parceria, porque estamos tratando de temas delicados, que colocam o ser humano no centro de toda e qualquer estratégia. É uma relação que o consultor se dê por inteiro às tarefas e, portanto, é mais do que apenas um contrato formalizado no papel.

Atividades em Educação
Dentro do processo de consultoria ou assessoria na empresa ou como atividade específica, as práticas em educação são planejadas para responder à necessidade de compartilhar visões, valores para melhor cooperação entre todos em torno dos objetivos da empresa ou de um projeto em particular.

Atividades de educação podem envolver reuniões, palestras, seminários, workshops, conferências, encontros em formatos dos mais variados onde o aprendizado seja vivenciado num momento formal e pontual. Além do conteúdos, a Txai também organiza os eventos e assessora o planejamento dos mesmos, produzindo uma programa coerente com a proposta que se quer trabalhar neste espaço rico de trocas e de contato com as referências que trazemos.

A Txai elabora conteúdos para materiais nos mais variados formatos e que tratam dos temas nos quais atua. Também conta com apoio de grupos de teatro, clowns e outros artistas que podem tornar a atividade em educação na organização mais interessante para todos.

Um dos principais papéis da Txai é promover o diálogo social, a troca e o encontro entre profissionais de diferentes setores ou mesmo do mundo empresarial, possuindo longa tradição no contato com lideranças da sociedade e das empresas clientes ou parceiras.

A Txai tem larga experiência no desenvolvimento de programas, projetos, artigos, apostilas, guias, manuais, conteúdos para e-learning em diversos temas relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. São alguns exemplos:
  • Valores universais de direitos humanos
  • Ética , respeito e transparência
  • Valorização da Diversidade – relações de gênero, relações raciais, diversidade etária, diversidade sexual, deficiência, respeito, cultura organizacional, formação de equipes e gestores inclusivos
  • Práticas socioambientais responsáveis
  • Construção de relações de qualidade e diálogo com os diversos públicos
  • Indicadores, compromissos e normativas relacionadas à agenda da RSE
  • Investimento Social Privado
  • Relações com a comunidade
  • Voluntariado empresarial
A trajetória da Txai no trabalho com empresas e organizações dos diversos setores da economia facilita a transformação desses temas em processos educativos para os mais diversos públicos de relacionamento, não apenas seus colaboradores.

A Txai pode desenvolver metodologias próprias ou trabalhar em parceria com a áreas de Recursos Humanos, Educação, Treinamento e Desenvolvimento, assim como complementar a elaboração e revisão de conteúdos de educação quando identificada a oportunidade de inserção transversal dos temas nos quais atua.